No momento você está vendo Por que o Inteligencia Artificial em CFTV é o futuro da segurança e vigilância

Por que o Inteligencia Artificial em CFTV é o futuro da segurança e vigilância

Muitos argumentam que os Estados Unidos são um dos países mais vigiados, com  15,3 câmeras de circuito fechado de televisão (CFTV) para cada 100 indivíduos. A opinião pública sobre CFTV é variada, mas há muitos aspectos positivos em usar CFTV em locais públicos – se funcionarem. Muitas das câmeras atuais são simplesmente muito antigas ou têm software desatualizado, o que significa que não são mais adequadas para o propósito.

A indústria está em constante mudança, com novas tecnologias e soluções inovadoras impulsionadas pelo aumento das necessidades de segurança provocadas pela pandemia. Uma área em que a tecnologia de CFTV se desenvolveu é a de câmeras de CFTV de inteligência artificial (IA). 

O que é CFTV IA? 

As câmeras IA CFTV são câmeras IP de rede que oferecem funções analíticas avançadas, como detecção de veículos, detecção de rosto, detecção de pessoas, contagem de pessoas, contagem de tráfego e reconhecimento de placas (LPR). O software avançado de análise de vídeo é integrado à câmera e ao gravador, o que permite funções de inteligência artificial. 

Como funciona? 

Para que as câmeras IA CFTV funcionem, os dados são constantemente enviados para um gravador e processados ​​por meio de uma camada IA para dar sentido ao vídeo bruto. 

As câmeras de IA baseadas em regras são configuradas manualmente com regras e imagens de referência, como humanos em diferentes posturas, ângulos ou movimentos. A IA então se perguntará se algo que observa se parece e se move assim. Dependendo das regras estabelecidas, como ‘ninguém é permitido nesta área em um determinado horário’, se a câmera observar isso, ela enviará um alerta.

Alguns desses sistemas são de autoaprendizagem, como aqueles que usam software de “análise comportamental”. Com essa tecnologia, a IA analisa o comportamento normal da área e gradualmente constrói uma definição desse comportamento típico, incluindo o tamanho, a velocidade e a cor de objetos específicos. Em seguida, normaliza os dados, marcando quaisquer objetos e padrões observados. Quando algo que a IA vê foge a esse comportamento típico, ela alerta os profissionais de segurança.

IA CFTV em espaços públicos

As câmeras de CFTV têm sido usadas há muito tempo como impedimentos para atividades criminosas ou implementadas para reduzir o medo do crime em espaços públicos e privados. No entanto, muitos sistemas de CFTV mais antigos só ajudam a resolver um crime depois que ele aconteceu, o que geralmente é tarde demais.

Como as câmeras típicas de CFTV, o IA CFTV armazena informações para que quaisquer incidentes possam ser analisados. No entanto, o IA CFTV pode detectar e enviar alertas em tempo real. Isso significa que as operadoras podem enviar unidades de resposta móvel para gerenciar uma situação à medida que ela acontece. Esses sistemas também podem fornecer rastreamento de objetos, onde um retângulo vermelho aparecerá na tela e seguirá automaticamente o risco detectado.

Algumas câmeras também possuem um sistema de áudio bidirecional, para que os operadores possam falar com qualquer pessoa na área por meio de um aplicativo em seu celular ou tablet, deixando em aberto a opção de os operadores falarem sobre um possível intruso e evitar que qualquer comportamento criminoso aconteça.

Também pode haver a opção de reproduzir anúncios de áudio pré-gravados, como os sobre distanciamento social ou riscos potenciais, o que pode melhorar a segurança pública e fornecer mais dissuasão.

Embora seja um aspecto um tanto controverso da vigilância por vídeo , o reconhecimento facial pode ser benéfico para identificar suspeitos conhecidos de crimes ou rastrear pessoas vulneráveis ​​que possam precisar de intervenção da polícia ou da comunidade. Um exemplo de destaque disso é o tiroteio no jornal Capital Gazette em 2018, quando a polícia de Maryland usou o reconhecimento facial para ajudar a identificar corretamente o suspeito.

Da mesma forma, algumas câmeras, incluindo as usadas em espaços públicos como hospitais e transporte público, também podem detectar se as pessoas estão usando máscaras  ou distanciamento social. Eles são particularmente úteis para monitorar a conformidade com as regras do governo e analisar o comportamento do público.

A precisão da vigilância de IA

As câmeras AI CFTV são  significativamente mais precisas  do que os sistemas mais tradicionais, pois não deixam espaço para erros humanos. Isso reduz substancialmente o número de falsos alarmes e, portanto, os custos operacionais desses sistemas.

A visão de uma câmera tradicional de um espaço público pode ser obscurecida pelo clima, como chuva ou neblina, ou talvez protegida por certos objetos físicos. Para o humano que observa a câmera, isso pode dificultar o discernimento de quaisquer possíveis riscos de segurança. No entanto, para a câmera IA CFTV, ela pode olhar imparcialmente para todas as câmeras na área simultaneamente e compará-las com os muitos milhões de imagens de referência que processa para detectar um intruso ou perigo e com mais eficiência.

As torres temporárias de CFTV de IA são predominantes em espaços privados, como  canteiros de obras , onde o trabalho está sendo realizado por um período específico de tempo. No entanto, o IA CFTV pode ser implementado em áreas públicas, como durante eventos para monitorar multidões.

O que vem a seguir para a vigilância do espaço público?

As câmeras IA CFTV mostraram como o setor de segurança está em constante desenvolvimento com a ajuda de novas tecnologias. Outros recursos encontrados em novos sistemas de câmeras de CFTV incluem câmeras térmicas, câmeras movidas a energia solar e aquelas com recursos como lapso de tempo e detecção de calor/incêndio.

Em algo que lembra o Minority Report de Tom Cruise, algumas forças policiais do Reino Unido estão  testando um sistema  que prevê a probabilidade de os indivíduos cometerem um crime para que possam pará-lo antes que aconteça. O sistema, que é o primeiro desse tipo, usa mais de um terabyte de dados de bancos de dados da polícia local e nacional, incluindo registros de pessoas previamente paradas e revistadas e seus registros criminais. A polícia encontrou cerca de 1.400 indicadores que podem ser úteis para prever o crime. O que acontece depois que os indivíduos são detectados é debatido, mas o apoio dos serviços sociais tem sido oferecido como uma solução potencial.

Governos e departamentos de polícia em todo o mundo estão constantemente à procura de novos recursos que ajudarão a prevenir o crime. CFTV é apenas uma maneira que eles esperam melhorar a segurança, especialmente em espaços públicos. Juntamente com seus sistemas de autoaprendizagem, recursos como rastreamento de objetos, áudio bidirecional e reconhecimento facial tornam as câmeras IA CFTV uma solução de segurança de vídeo avançada e eficaz.

Deixe um comentário